Deu Ouro no 11º Brazil Wine Challenge

10/06/2022
Deu Ouro no 11º  Brazil Wine Challenge

Courmayeur do Brasil comemora prêmios para dois de seus espumantes
Por Lucinara Masiero

Com 80% de sua produção voltada para espumantes, a Courmayeur do Brasil, vinícola do Vale dos Vinhedos, brinda o reconhecimento da qualidade de seus rótulos. O Courmayeur Espumante Moscatel Branco e o Courmayeur Espumante Extra Brut Rosé, às vésperas de ser lançado, agora exibem Medalha de Ouro conferidas pelo 11º Brazil Wine Challenge, promovido pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), único concurso de vinhos do Brasil com a chancela da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV).
 
Gerida pelas irmãs Talita e Gílian Nicolini Verzeletti, a vinícola de Garibaldi mantém uma operação com produção diária de espumantes, colocando no mercado mais diversidade e frescor. Para Talita, enóloga, sommelier e nutricionista, a conquista é resultado do empenho de toda equipe. “Cada prêmio é motivo de orgulho e comemoração. Brindamos com cada um de nossos colaboradores, clientes e amigos, os quais temos um compromisso permanente de entregar qualidade, prazer e experiência”, destaca.
 
Junto com Talita, técnica responsável da vinícola, está a jovem enóloga Deise Tempass que conduz a produção, seguindo à risca os processos da empresa. Com uma produção é 100% Charmat, a Courmayeur engarrafa produtos jovens o ano todo. Assim, a vinícola não trabalha com produto estocado, garantindo ao consumidor maior frescor, além de diversidade. A estrutura é dinâmica, capaz de manter uma rotina de elaboração e engarrafamento ativa de janeiro a janeiro. Dos 700 mil litros anuais, 560 mil litros são de espumantes. São 10 rótulos que vão do nature, passando pelo extra-brut, brut e demi-sec, até o moscatel.
 
São 76 tanques de aço inox, sendo 16 autoclaves, com capacidades que variam de apenas 3,8 mil litros até 10 mil litros. Assim, a empresa consegue ter agilidade no processo e garantir qualidade com a elaboração de pequenos lotes, o que assegura uma entrega de espumantes mais joviais para consumo mais rápido. Para Deise, receber uma premiação sempre é motivo de muita felicidade. “Como enóloga me sinto muito feliz, pois mostra que estamos no caminho certo, ainda mais em saber que quase mil amostras de 15 países foram avaliadas. Além disso, receber uma Medalha de Ouro antes mesmo de lançar o produto engrandece ainda mais a nossa conquista”, comemora.
 
Um pouco mais da história
A trajetória da Courmayeur começou a ser elaborada ainda em 1976, em Garibaldi, na Serra Gaúcha, quando um grupo de amigos resolveu criar a vinícola, movidos pelo potencial que a região já apresentava para o cultivo da uva e a produção de vinhos e espumantes. Dez anos mais tarde, o grupo italiano Cinzano adquire a empresa que, em 1987, passa a se chamar Courmayeur, nome de uma comuna italiana localizada no Valle D’Aosta, tradicionalmente conhecida por suas pistas de esqui. A Família Nicolini Verzeletti, que descende de italianos do Vêneto que vieram para o Brasil ainda em 1876, entrou na sociedade em 1990, mas foi em 2003 que, ao adquirir a empresa, assumiu integralmente a gestão da vinícola. O gosto pela cultura do vinho sempre fez parte da família. A especialização em espumantes elaborados pelo método charmat veio em 2008.
 
OS ESPUMANTES COURMAYEUR OURO
 
Courmayeur Espumante Extra-Brut Rosé 2021
Este espumante deverá chegar ao mercado ainda no mês de junho já ostentando a Medalha de Ouro. Elaborado pelo processo charmat longo, com 12 meses em autoclave, apresenta aspecto limpo e brilhante, com coloração rosa salmão com reflexos acobreados. Perlage fino e intenso. Seus aromas são delicados de frutas vermelhas, como morango, além de ameixa em calda que se complementam com as notas de manteiga, pão torrado, mel e amendoas. Em boca, é complexo, com acidez marcante e retrogosto intenso, lembrando os aromas encontrados no olfato. Acompanham frutos do mar, queijos de maturação média e massas com molhos brancos. Temperatura de serviço: 4 a 6°C.
 
Courmayeur Espumante Moscatel Branco
Elaborado com Moscato Branco (50%), Malvasia Aromática (25%) e Moscato Giallo (25%), este espumante apresenta coloração amarelo palha, com reflexos esverdeados. Traz aspecto limpo e brilhante, com perlage fino e intenso. Seu perfil aromático é intenso, revelando frutas como abacaxi, maçã verde e pêssego, e florais como jasmim. Tem excelente equilíbrio entre o açúcar e a acidez, o que confere bom frescor e cremosidade. Retrogosto agradável e intenso. Harmoniza com sobremesas de modo geral e frutas in natura. Temperatura de serviço: 4 a 6°C

Posts recentes

Rótulos personalizados para o dia dos namorados
24/05/2023
Rótulos personalizados para o dia dos namorados
Leia Mais
Espumantes Courmayeur, produção todos os dias!
01/04/2022
Espumantes Courmayeur, produção todos os dias!
Leia Mais