Espumantes Demi-sec

13/10/2021
Espumantes Demi-sec

               Segundo a classificação brasileira, um espumante demi-sec é aquele que tem uma quantidade mediana de açúcar residual. Ou seja, ele vai ter menos açúcar do que os moscateis, mas mais do que os espumantes brut. Essa classificação vai de 20g/L até 60g/L. Desta forma, a percepção de açúcar no paladar pode ser bem diferente entre um produto demi-sec e outro.
               Os produtos assim classificados podem ser feitos de diversos tipos ou cortes de uva, não tendo relação o tipo de uva com a classificação em relação ao açúcar do espumante. Nesta mesma ideia, não há relação de qualidade do espumante com a classificação de açúcar. Essa relação é de acordo com o gosto de paladar de cada pessoa.
               O açúcar presente nestes espumantes, normalmente é o açúcar natural da fruta. Mas a legislação permite a utilização de açúcar de cana para correção do valor final.
               O espumante Courmayeur demi-sec é feito a partir do corte de uvas Riesling e Chardonnay, e o açúcar residual é 35g/L. Um produto nobre e de qualidade surpreendente.

Posts recentes

Rótulos personalizados para o dia dos namorados
24/05/2023
Rótulos personalizados para o dia dos namorados
Leia Mais
Deu Ouro no 11º  Brazil Wine Challenge
10/06/2022
Deu Ouro no 11º Brazil Wine Challenge
Leia Mais