Vinho com chocolate

24/06/2021
Vinho com chocolate

Estes dois itens repletos de charme nem sempre são facilmente harmonizados. Isso pois entre os tipos de chocolate há muitas variações, principalmente no teor de açúcar e gordura.

Os chocolates com menos açúcar (com maior teor de cacau), ficam melhor uando degustados com vinhos mais encorpados e intensos. Vinhos que tem processo de produção mais elaborado, ou que a própria variedade da uva traga consigo essa intensidade. Nossa sugestão são os tintos da linha Courmayeur Essencial, como o Alicante Bouschet e o Ancellota.
O ideal é não deixar os taninos de um dos produtos e o açúcar do chocolate se sobressaírem, mas sim que as duas coisas fiquem em harmonia.

Quando falamos dos chocolates mais adocicados, a harmonização pode ser feita com tintos mais leves (como Acclamé Merlot ou Acclamé Cabernet Sauvignon).

E para encerrar uma harmonização com chocolate branco ou recheado, sugerimos a harmonização por semelhança com frisante Lambrusco.

Para uma noite regada a fondue, onde o chocolate é uma grande estrela, a sugestão é optar por vinho moderadamente intenso. Pois com o fondue, teremos também acidez da fruta e doçura dos recheios. A opção de um vinho de médio corpo, como o Courmayeur Essencial Marselan.

Faça sua harmonização e nos conte qual sua preferida. 

Posts recentes

Rótulos personalizados para o dia dos namorados
24/05/2023
Rótulos personalizados para o dia dos namorados
Leia Mais
Deu Ouro no 11º  Brazil Wine Challenge
10/06/2022
Deu Ouro no 11º Brazil Wine Challenge
Leia Mais