Diferença entre Espumante e Champanhe

11/05/2021
Diferença entre Espumante e Champanhe

Ambos são vinhos que passam por uma segunda fermentação para produção do perlage (borbulhas). Também, os dois produtos são feitos exclusivamente com uvas viníferas (finas).

Mas um champanhe, só pode ser produzido na região de Champagne, no nordeste da França. É uma Denominação de Origem Controlada (AOC), que determina as variedades de uvas finas que podem ser utilizadas, o sistema de fermentação (que só pode ocorrer na garrafa), além de demais exigências para ter tal designação. Desta forma, nenhum outro produto do mundo, pode ser chamado de champanhe.

O espumante pode ter sua segunda fermentação de duas formas, em autoclaves (método charmat) ou dentro da garrafa (champenoise). Os dois sistemas produzem produtos de excelente qualidade, mas de características diferentes. Além disso, os espumantes podem ser feitos de outros tipos de uvas finas. No Brasil, as uvas mais utilizadas para produção de espumantes são: Chardonnay, Pinot Noir, Riesling e Prosecco, que resultam em espumantes leves, joviais e frescos. Esta tem sido uma tendência no mercado mundial de espumantes.

Atualmente, todos os espumantes Courmayeur são produzidos pelo método charmat, oferecendo produtos de excelente qualidade e destaque.
Nenhum dos produtos descritos acima é vinho frisante, mas isso é assunto para outra postagem...

Posts recentes

Rótulos personalizados para o dia dos namorados
24/05/2023
Rótulos personalizados para o dia dos namorados
Leia Mais
Deu Ouro no 11º  Brazil Wine Challenge
10/06/2022
Deu Ouro no 11º Brazil Wine Challenge
Leia Mais