O que é um Single Vineyard?

20/11/2020
O que é um Single Vineyard?

O termo se refere a produtos que são feitos a partir de uvas provenientes de um único vinhedo. Ou seja, o produto deve traduzir o terroir de uma determinada região muito específica.
          Esclarecendo primeiramente o que é terroir: é o resultado da interação de fatores diversos, como solo, clima, topografia e a variedade da uva, em um local específico. Essa interação irá resultar em uma característica de uva que irá ser a identidade daquela região.
          Desta forma, um vinho ou espumante proveniente de uma região, traz o terroir da mesma. E quando o objetivo é definir ainda mais este terroir, o produto é feito como single vineyard.
          A Courmayeur tem um produto single vineyard, o espumante Courmayeur Retrato Nature. É um produto feito somente com uvas Chardonnay, de produção própria, provenientes de São Jorge, Garibaldi (Serra Gaúcha).
O vinhedo escolhido (Colina Verde C1) para a produção deste espumante foi o que melhor se adaptou naquela região e resulta nas melhores uvas para espumantes. Nenhuma outra uva, mesmo que localizadas próximas a este vinhedo, são utilizadas na produção deste espumante.

Posts recentes

Como harmonizar o Lambrusco Courmayeur
24/03/2021
Como harmonizar o Lambrusco Courmayeur
Leia Mais