Screw cap na qualidade dos vinhos

18/06/2020
Screw cap na qualidade dos vinhos

A utilização das tampas rosca (screwcap) como vedante em vinhos, geraram confusão e certa resistência no público quando chegaram ao Brasil. As screwcaps são formadas por uma cápsula de alumínio com um revestimento feito de polietileno e PVDC (cloreto de polivinilideno) para ficar em contato com o vinho. São muito utilizadas nos países do Novo Mundo (Nova Zelândia, Austrália e Chile).
 
Esse vedante tem resistência perante o público que valoriza a tradição e considera essencial a presença da cortiça, inclusive pelo seu ritual no consumo. Não é aceita, também, pelos ambientalistas, principalmente por atualmente a sustentabilidade ser tão discutida.
As rolhas de cortiça, pela alta necessidade de controle de qualidade, tornam-se mais caras. Consequentemente, a adesão a screwcap cresce, pelo baixo preço e pela praticidade no manuseio, já que dispensa o uso de saca-rolha. Isso agrada aos consumidores.
 
As screwcaps proporcionam maior permeabilidade ao oxigênio e oferece grande resistência a alterações de temperatura e situações de umidade, o que facilita a manutenção da qualidade do líquido. Permitem que a garrafa seja armazenada de pé, sem a necessidade do líquido ficar em contato com a rolha.
Além disso, as tampas de alumínio são uma forma de normalizar o excesso de demanda na extração da madeira para a rolha de cortiça que é oriunda de uma planta restrita a Portugal, Espanha e Grécia e que está em extinção.
Na literatura informal, a recomendação é utilização da tampa rosca em vinhos para até 8 a 10 anos. Mas os produtos que estão sendo engarrafados com este tipo de vedante pelas vinícolas são vinhos para serem consumidos jovens.
Desta forma, os estudos com diferentes tipos de cepas já comprovaram que a screwcap é uma excelente alternativa. Os produtos podem ser armazenados de curto a médio prazo, garantindo qualidade físico-química e organoléptica.
 
Nossa linha de vinhos com screwcap confirma esta afirmação. A linha de vinhos Acclamé Courmayeur já utiliza esses vedantes há muitos anos e garantem seu padrão de qualidade. Além destes, o vinho rosé Essencial Courmayeur é o último lançamento da empresa com esta tampa. E sua forma de fechamento garantiu manutenção deste vinho em alto padrão de qualidade com jovialidade e frescor.

Posts recentes

Rótulos personalizados para o dia dos namorados
24/05/2023
Rótulos personalizados para o dia dos namorados
Leia Mais
Deu Ouro no 11º  Brazil Wine Challenge
10/06/2022
Deu Ouro no 11º Brazil Wine Challenge
Leia Mais