Macarrão com Molho Rústico de Tomate - Receita e Harmonização

27/04/2020
Macarrão com Molho Rústico de Tomate - Receita e Harmonização

Nada melhor do que preparar uma comidinha saborosa para curtir no aconchego do lar. Escolher a receita, fazer a lista de ingredientes e ir para a cozinha pode ser terapêutico em tempos de distanciamento social. Na companhia da família, aquele almoço ou jantar preparado a quatro ou mais mãos podem ficar ainda mais gostoso.

Macarrão com molho rústico de tomate
Sugestão: Rita Lobo, Panelinha
Serve 2 pessoas
 
Ingredientes:
150 g de espaguete (ou outra massa longa de grano duro)
4 tomates maduros
2 dentes de alho
2 colheres (sopa) de azeite
3 galhos de manjericão
Sal e pimenta-do-reino moída na hora
Queijo parmesão ralado para servir
 
Modo de preparo:
1. Leve uma panela média com aproximadamente 2,5 litros de água ao fogo alto.
2. Lave, seque, corte os tomates ao meio e descarte as sementes. Corte cada metade em três tiras e as tiras em cubos médios - se quiser, use uma faca de serra. Descasque e pique fino o alho. Lave, seque e retire as folhas dos galhos de manjericão.
3. Assim que a água ferver, misture 1 colher (sopa) de sal e coloque o macarrão para cozinhar (conforme instrução na embalagem), para ficar al dente.
4. Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite, junte os tomates e deixe cozinhar por cerca de três minutos, mexendo de vez em quando. Junte o alho, as folhas de manjericão e refogue por apenas um minuto para perfumar. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.
5. Assim que der o tempo do macarrão, retire e reserve uma xícara da água do cozimento. Escorra a massa.
6. Junte o macarrão ao tomate na frigideira e misture bem. Se achar necessário, regue com a água do cozimento para deixar o molho mais fluido. Sirva a seguir com queijo parmesão ralado.
 
Harmonização, pela sommelière Renata Formolo:
Embora seja um prato simples de preparar, na harmonização é bastante complexo e nada óbvio. O motivo é a acidez clássica do tomate. Uma combinação pode ser o Courmayeur Acclamè Chardonnay ou o Courmayeur Prosecco, um espumante branco com excelente frescor. De cor amarelo palha, apresenta aromas de frutas brancas com um bom sabor seco e delicado. Se preferir um vinho tinto, a proposta é finalizar este macarrão com queijo de ovelha envelhecido ou um Gran Formaggio 24 meses e harmonizar com o Courmayeur Essencial Marselan.

Posts recentes

Rótulos personalizados para o dia dos namorados
24/05/2023
Rótulos personalizados para o dia dos namorados
Leia Mais
Deu Ouro no 11º  Brazil Wine Challenge
10/06/2022
Deu Ouro no 11º Brazil Wine Challenge
Leia Mais