O que é um espumante Brut?

02/05/2019
O que é um espumante Brut?

Quando pensamos em adquirir um espumante e vamos a um supermercado, adega, loja especializada, ou mesmo em uma vinícola; nos deparamos com várias opções de diversas marcas.

Existem as nomenclaturas e informações que muitas vezes são um pouco confusas. Algumas dessas informações estão relacionadas ao paladar dos espumantes:  brut, doce, demi-sec ou meio doce, extra brut, nature.

E o que afinal é um Espumante Brut?


Eles podem ser elaborados com as uvas Chardonnay, Pinot Noir, Prosseco, Sauvignon Blanc, Trebbiano, Riesling, French Colombard entre outras. Sendo que, geralmente efetuam-se cortes ou blends, misturando as diferentes variedades de uvas (ou até mesmo diferentes safras) para obter qualidade nos aromas e sabores destes espumantes.

Existem dois métodos de elaboração:

1. método Charmat: sendo a segunda fermentação feita em grandes tanques de inox; e
2. método Tradicional: consistindo na segunda fermentação feita dentro das garrafas.


Os espumantes brut possuem a sensação de secura no paladar, que é provocada principalmente pelo teor de açúcar residual. O açúcar residual deve ser superior a 8 gramas, podendo chegar a 15 gramas de glicose por litro. E o teor alcóolico no mínimo deve ser de 10% chegando até no máximo de 13% de graduação alcoólica.

Sobre a coloração, os espumantes brut podem ser brancos ou rosés. Na linha de espumantes da Courmayeur há quatro espumantes brut:

·         Espumante Brut Courmayeur;
·         Espumante Brut Rosé Courmayeur;
·         Espumante Brut Prosseco Courmayeur;
·         Espumante Tevere Brut.

As diferenças entre eles são relacionadas especialmente aos aromas, devido aos diferentes cortes no momento de elaboração que cada espumante possui.

Espumante Brut Courmayeur

Este espumante é elaborado através do método Charmat pelas mistura (cortes) das uvas Chardonnay e Pinot Noir, possuindo 90% da uva Chardonnay e 10% da uva Pinot Noir. Seu açúcar residual fica em onze gramas de açúcar por litro.



É um produto elegante com aromas finos, remetendo a flores brancas (rosas brancas), frutas de polpa branca (pêra, melão), ideal para ser apreciado nas refeições juntamente com massas, peixe, saladas, ou até mesmo em aperitivos com queijos.


Espumante Brut Rosé Courmayeur

Este espumante é elaborado pelo método Charmat, com as uvas Pinot Noir e Moscato, ele é surpreendente devido a este corte, pois geralmente não é usado a uva Moscato para elaboração de espumantes bruts, o açúcar residual fica em doze gramas de açúcar por litro.



De aromas que remetem a flores de coloração vermelha, (rosas vermelhas e violetas), os aromas frutados ficam com as frutas de polpa vermelha (morangos, amoras e cerejas), ideal para ser apreciado juntamente com salmão, massa com molho de tomate e manjericão. E por ser um espumante de coloração rosa é ideal para um jantar romântico.


Espumante Brut Prosecco Courmayeur
Este espumante é versátil, a elaboração é feita através do método Charmat exclusivamente de uvas da variedade Prosecco da Serra Gaúcha, e o açúcar residual deste produto fica em doze gramas por litro.


Sobre os aromas, eles lembram flor de laranjeira e frutas cítricas (lima e limão siciliano). Devido a sua versatilidade acompanha uma boa conversa com os amigos com petiscos, ou até mesmo um delicioso sanduíche.


Espumante Tevere Brut
É um espumante elaborado pelo corte de algumas variedades de uvas, como Prosseco, Trebbiano e Riesling através do método Charmat, seu açúcar residual varia de onze a doze gramas por litro.


Possui aromas de flores brancas (margaridas) e frutas de polpa branca (pêssego). É ideal para ser apreciado a qualquer momento, principalmente na balada.


Qual a diferença entre os espumantes Brut, Demi-sec, Moscatel, Extra-brut?

A grande diferença entre eles é a quantidade de açúcar residual presente em cada um; bem como a uva utilizada no processo, que possibilita a particularidade de cada um no paladar. Não precisa ficar assustado com o termo “açúcar residual”. Tenha em mente que isso apenas afeta na doçura do espumante.

A linha de espumantes Extra-brut contém de três até oito gramas de açúcar por litro. Bastante seco, mas não tão seco quanto o nature, não tão conhecido, que contém até 3 gramas de açúcar por litro.



O que contiver superior a oito e até quinze gramas de açúcar por litro, será o Brut. É o espumante “seco” mais comum de se encontrar nos mercados. Para quem gosta de vinho menos doce, esse é o espumante ideal. Já a linha de espumantes Sec ou Seco contém de quinze até vinte gramas de açúcar por litro.

Para aqueles que gostam de espumante doce, mas não tão doce quanto o moscatel, a escolha são os Demi-sec, que conta com uma variação de vinte a sessenta gramas de açúcar por garrafa. O Moscatel por sua vez, conta com uma quantidade superior de sessenta gramas de açúcar por litro. Ele é uma boa pedida para quem procura um espumante doce.

Posts recentes

Rótulos personalizados para o dia dos namorados
24/05/2023
Rótulos personalizados para o dia dos namorados
Leia Mais
Deu Ouro no 11º  Brazil Wine Challenge
10/06/2022
Deu Ouro no 11º Brazil Wine Challenge
Leia Mais